quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Grandes autores, pouca divulgação- Joaquim Nabuco e Èmile Durkheim




"O verdadeiro patriotismo é o que concilia a pátria com a humanidade."—  Joaquim Nabuco





Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo , nasceu em Recife, 19 de agosto de 1849  e teve seu óbito em Washington, 17 de janeiro de 1910. 
Foi umpolítico, diplomata, historiador, jurista e jornalista brasileiro formado pela Faculdade de Direito do Recife. Foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Joaquim ainda era muito focado em política e discorreu sobre  interesses constitucionais e desenvolver uma mecânica constitucional e liberdade religiosa no Brasil.
Foi um dos grandes diplomatas do Império do Brasil (1822-1889), além de orador, poeta e memorialista. Além de "O Abolicionismo", "Minha Formação" figura como uma importante obra de memórias, onde se percebe o paradoxo de quem foi educado por uma família escravocrata, mas optou pela luta em favor dos escravos. Nabuco diz sentir "saudade do escravo" pela generosidade deles, num contraponto ao egoísmo do senhor. "A escravidão permanecerá por muito tempo como a característica nacional do Brasil", sentenciou.
Obras de Joaquim Nabuco:
  • Camões e os Lusíadas (1872);
  • L’Amour est Dieu - poesias líricas (1874);
  • O Abolicionismo (1883);
  • Campanha abolicionista no Recife - 1885;
  • O erro do Imperador - história (1886);
  • Escravos - poesia (1886);
  • Por que continuo a ser monarquista (1890);
  • Balmaceda - biografia (1895);
  • O dever dos monarquistas (1895);
  • A intervenção estrangeira durante a revolta - história diplomática (1896);
  • Um estadista do Império - biografia, 3 tomos (1897-1899);
  • Minha formação - memórias (1900);
  • Escritos e discursos literários (1901);
  • Pensées detachées et souvenirs (1906);
  • Discursos e conferências nos Estados Unidos - tradução do inglês de Artur Bomilcar (1911);
  • Obras completas (14 volumes) organizado por Celso Cunha (1947-1949).





Èmile Durkheim, filósofo e sociólogo francês nascido em Épinal na frança.

Com linhas de raciocínio indicando fatores patogênicos em cada sociedade utilizava-se de raciocínio à partir de sentimentos de solidarização para ordem social. 
"Para que reine certo consenso nessa sociedade, deve-se favorecer o aparecimento de uma solidariedade entre seus membros. Uma vez que a solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade, a norma moral tende a tornar-se norma jurídica, pois é preciso definir, numa sociedade moderna, regras de cooperação e troca de serviços entre os que participam do trabalho coletivo" -  Émile Durkhein
As três principais obras desse autor são : Da divisão do trabalho social(1893); Regras do método sociológico (1895); O suicídio (1897); As formas elementares de vida religiosa (1912).
No livro O suicídio ele desenvolve muito bem e de uma maneira interessante as causas dos suicídios.

Suicídio egoísta

O egoísmo é um estado onde os laços entre o indivíduo e os outros na sociedade são fracos. Uma vez que o indivíduo está fracamente ligado à sociedade, terminar sua vida terá pouco impacto no resto da sociedade. Em outras palavras, existem poucos laços sociais para impedir que o indivíduo se mate. Esta foi a causa vista por Durkheim entre divorciados. Em outras palavras, o indivíduo se mata para parar de sofrer, como por exemplo o fim de um relacionamento com outro indivíduo.

Suicídio altruísta
O altruísmo quando outro individuo vê outra pessoa morrendo.
Durkheim viu isto ocorrer de duas formas diferentes:onde indivíduos se vêem sem importância ou oprimidos pela sociedade e preferem cometer suicídio. Ele viu isto acontecer em sociedades "primitivas" ou "antigas", mas também em regimentos militares muito tradicionais, como guardas imperiais ou de elite, na sociedade contemporânea;
onde indivíduos vêem o mundo social sem importância e sacrificariam a si próprios por um grande ideal. . Alguns sociólogos contemporâneos têm usado esta análise para explicar os kamikazes e os homens-bomba.
Suicídio anômico
A anomia é um estado onde existe uma fraca regulação social entre as normas da sociedade e o indivíduo, mais frequentemente trazidas por mudanças dramáticas nas circunstâncias econômicas e/ou sociais.

É um estudo bem interessante para saber e procurar entender problemas mentais e sociais,          aconselhar e orar pelas pessoas que estão nessas circunstâncias. 
Nota:Quanto a visão político-partidária de Durkhein, possuo uma discórdia absurda no sentido de ele seguir uma linha Marxista, do qual trabalha ao meu ver com um mundo fantasioso e incapaz de ser regido com e por seres humanos.    


Espero que tenham gostado do Post,

Abração, Luiz!


Nenhum comentário:

Postar um comentário