domingo, 14 de outubro de 2012

Dica de livro: Trilogia Jogos Vorazes



No ano passado, quando ouvi falar dessa série, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi: "urgh, aposto que é mais um romance adolescente ridículo, um novo best seller para substituir Crepúsculo".

Ainda assim, eu e o Luiz resolvemos ir ao cinema para assistir ao primeiro (e até agora, único) filme da série. Quando saímos da sala concordamos que o filme era legal e que em um futuro distante poderíamos, quem sabe, ler a trilogia. Mas foi somente quando uma amiga da faculdade fez uma descrição apaixonada sobre a série, que decidi que realmente precisava conhecer o trabalho de Suzanne Collins.

Posso dizer sem qualquer sombra de dúvida que Jogos Vorazes é uma das melhores trilogias que li nos últimos anos. Quem me conhece sabe que sou muito mais do que fã da trilogia de Tolkien, mas a li a dez anos atrás - quase onze - e ela é, na minha opinião,  boa demais para entrar em qualquer tipo de classificação.



Mas continuando com Jogos Vorazes, ainda estou impactada com o enredo da série. A história se passa na América do Norte pós apocalíptica, onde se forma o pequeno país Panem. A destruição do que conhecemos como Estados Unidos se dá a partir de uma série de desastres ambientais, combinados ao extremo descaso dos seres humanos com o meio ambiente e com seus semelhantes. Panem é dividida em 13 pequenos distritos e a Capital que escraviza os habitantes dos demais distritos. Em decorrência desse tratamento sub-humano, o distrito 13 se revolta e acaba destruído. Como exemplo para os demais, a Capital inventa os Jogos Vorazes, um reality show onde dois adolescentes, um menino e uma menina, de cada um dos 12 distritos é convocados para digladiar e matar uns aos outros até que sobre apenas um, o Vitorioso. Na cabeça do cruel presidente Snow, essa é uma forma tanto de castigar aqueles que apoiaram a revolta do distrito 13, como também de mostrar que ninguém pode se opor à capital. É aí que entra Katniss Everdeen, um tributo do distrito 12 que decide não ser apenas mais uma peça da Capital.

Katniss não é uma adolescente boboca que sonha em se casar com um vampiro. Aliás, se casar e ter filhos é tudo o que elas menos quer, pois não deseja criar mais tributos para os Jogos Vorazes. Mas ela também não é esse coração bem intencionado que as vezes o filme mostra. Katniss é fria e calculista, tendo atitudes heroicas muitas vezes apenas para não se sentir culpada posteriormente. Existe romance no livro? Existe! Mas é um triangulo amoroso sombrio, coberto pela certeza da morte próxima e de um futuro aterrorizaste. Por vezes a narrativa beira a insanidade, e consequentemente, não consegue escapar dela.

Entre as diversas lições que podemos tirar da trilogia, destaco aquela que mais fica evidente para mim. Até quando vamos continuar com nossas vidas mesquinhas, egoístas e consumistas?  Até quando vamos ignorar os sinais da natureza? Talvez esse mundo apocalíptico de escassez e escravidão não esteja tão longe da gente, principalmente se continuarmos explorando o ambiente e as pessoas como se elas não passassem de objetos descartáveis.

Bem, é isso. Além da sugestão de livros, esse post é, novamente, um convite à reflexão.
Espero que tenham gostado ^^

Tchüss

2 comentários:

  1. Oi Bárbara!
    Fantástica sua descrição sobre a trilogia, sucinta e perfeita. Espero que ela inspire mais pessoas a ler essa fantástica obra trazida até nós por Collins.

    Roberta.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Roberta.
    Aposto que você poderia fazer uma descrição apaixonada, Hahahaha.
    Mas que bom que você gostou, espeto que outras pessoas também se interessem pela trilogia n.n

    ResponderExcluir