domingo, 1 de abril de 2012

Tiro esportivo : Armas de pressão!





Para quem pira no top-shot e sabe que não pode praticar tiro da mesma maneira, está aí uma opção de diversão.Atirei com a CBC Montenegro F18 calibre 4.5 mm, uma Rossi Dione Black e a Rossi Dione, todas do mesmo calibre. A CBC sai na frente no Design, e na segurança (por possuir uma trava no gatilho), mas a Rossi ainda tem duas vantagens, é mais leve e mais barata!


Carabinas de pressão, também conhecida espingardinha de chumbo, além de um equipamento divertido e legalizado no país, pode ter um efeito lúdico e diminuir o stress e aumentar sua concentração.
É denominada pela pressão de ar impulsionando o projétil, ao invés de uma carga de pólvora como nas armas de fogo.
Pode ser impulsionada por mola, um reservatório de ar comprimido, ou pistão à gás e em geral somente dão um tiro por recarga. Devido à grande restrição de aquisição de armas de fogo, a procura de carabinas de pressão cresceu exponencialmente e a produção fez a industria retomar esse segmento de armamento.
As marcas são variadas, cabeça redonda ("domed"), cabeça oca ("hollow-point"), cabeça pontiaguda ("pointed") e cabeça chata ("match")que é o mais usado em competições por ser o mais preciso em curtas distâncias.Que tem maior ou menor precisão de acordo com a arma, tipo de munição e habilidade do atirador.
As miras podem ser fixas ou abertas, as abertas são reguláveis, coincidindo a alça de mira (a parte próxima ao olho) e a massa de mira que fica na boca do cano.A fixas são telescópicas, ou seja são lunetas com lentes que podem ter pontos vermelhos, até desenhos que facilitam na correção do tiro de acordo com o vento, umidade e tempo do tiro. Os pontos vermelhos (red dots) podem ser usados como miras à laser para tiros em precisões sem precisar colocar a arma apoiada em posição de mira.Ambos os modelos podem utilizar essa mira telescópica.
Falando ainda em modelos estão aí alguns modelos e seus pormenores.Ainda há pistolas que funcionam no mesmo esquema, porem não tem como fixar lunetas e afins, e funcionam no mesmo princípio que as espingardas.


PCP:
Pre-Charged Pneumatic, armas utilizando ar comprimido em tubos, são os modelos mais fortes de carabina , e os mais caros também! Chegam a utilizar 3200 psi de pressão de ar, e usar chumbos calibre .50...Para aquisição de uma arma dessa, você precisa ser cadastrado no exército.


CO2:

Ainda na categoria PCP, só que utilizando gás carbônico, que altera a pressão de acordo com a temperatura.
São armas praticamente sem recuo (tranco), e de pressão média. Podem ser utilizados tambores de 12 g, mas atualmente há tambores de 88 g e essas recargas podem ser feitas em casas de recarga para extintores de incêndio.


Gás RAM:
Se trata de um pistão pneumático, que funciona ao contrário do amortecedor, ele manda um grande impacto fazendo-se desnecessária o uso de molas de aço que são menos duráveis que o pistão de RAM.
Springers:
As mais comuns, que utilizam a mola helicoidal, gerando pressão de ar e arremessando o projétil.


Os calibres permitidos no Brasil são 4.5 mm (0.177") e 5.5 mm (0.22") e são muito menores em força que uma arma de fogo. Antes que você pense alguma coisa equivocada o calibre 22 de fogo, não é permitido e sim o grão de chumbo apenas.Caso tenha dúvida, está aqui o  estatuto do desarmamento . Leia atentamente! Capítulo II, título VII.
Dicas de segurança:



  • Atire em caixas de papelão forradas de muito jornal ou sacos de areia para amortecer o impacto, ou alvos devidamente colocados, priorizando a segurança.
  • Coloque seu alvo longe de àreas onde há trânsito de pessoas e ou animais
  • Nunca atire sem munição,  pois pode causar perca de pressão da arma ao longo do tempo.
  • Use lubrificante para diminuir o atrito entre a corda.
  • No caso de transporte, levar além do seu documento de identidade, a nota fiscal do produto para comprovação de legalidade do produto.
  • E o mais importante: NUNCA APONTE EM DIREÇÃO À PESSOAS, ANIMAIS OU PARA CIMA (O CHUMBO PODE CAIR EM CIMA DE ALGUÉM E CAUSAR ALGUM ACIDENTE), E SEMPRE DESTRAVE A ARMA PRÓXIMO AO DISPARO E PONHA O DEDO NO GATILHO APENAS NA HORA DO DISPARO.







Gostaram? Comentem!
Abração, Luiz!















Nenhum comentário:

Postar um comentário