domingo, 22 de abril de 2012

PARA DEVORAR: Deuses e Mitos do Norte da Europa

Nossa, quanto tempo!
O Luiz já deve ter falado que estou estudando MUITO. Pois é. Se não bastassem todas as matérias que peguei nesse semestre, também comecei a ler algumas fontes referentes ao meu trabalho de conclusão de curso. E é justamente sobre um livro que estou lendo que quero falar com vocês, o "Deuses e Mitos do Norte da Europa: Uma mitologia é o comentário específico de uma era ou civilização sobre os mistérios da existência e da mente humanas." de Hilda R. Ellis Davidson




Uma das maiores alegrias de estudar História é que eu não preciso, necessariamente, separar lazer de trabalho. Quem me conhece sabe que eu sempre fui apaixonada pela Era Viking, não apenas pelos livros que eu lia/leio, mas, principalmente, pelo som que gosto.
Ora, meu trabalho será sobre Escandinávia medieval. Provavelmente ele será voltado para o tema da cristianização da Islândia ou Noruega.

A Escandinávia, assim como tantas outras regiões, possuía aspectos culturais e religiosos riquíssimos que foram abafados pelo  processo de cristianização. Além de muitas das crenças e histórias serem passadas oralmente, de geração para geração (ou seja, não possuíam registros escritos), grande parte das fontes à respeito da religião nórdica sofreram influências do cristianismo. De qualquer forma, a partir de escavações e das fontes encontradas, no século XIX ocorreu um boom nos estudos relativos aos povos escandinavos.

No livro Deuses e Mitos do Norte da Europa, a pesquisadora relata de forma breve as principais sagas e características da religião nórdica, e mostra também o que essas crenças podem nos dizer sobre a realidade daquelas pessoas.
Existem muitos outros livros que tratam sobre esse assunto (a maioria em inglês), mas este em questão é um clássico! Além do tema ser interessantíssimo, a leitura se dá de forma fácil e fluida, sendo assim, você não precisa ser Mestre em Sociologia para conseguir entender o que a autora escreveu.
Comprei meu livro na Estante Virtual por R$33 com frete e chegou direitinho. Recomendo ^_~

Quero deixar claro aqui que não estou tentando difundir nenhuma religião; tenho convicção das minhas crenças e quem quiser debater sobre elas pode conversar comigo pelo Facebook. Apenas acho interessante estudar culturas diferentes. Aliás, se aprendêssemos a tratar as diferentes culturas não como uma sendo melhor que a outra, ou como certa e outra errada, mas simplesmente como diferentes, teríamos muito mais paz a tolerância.

Tchüss

UPDATE:

Como disse, eu ainda não tinha terminado de ler o livro quando escrevi o post, mas agora já terminei. Na verdade faz bastante tempo que terminei e estava ensaiando de vir aqui fazer esse update. Então aqui vão minhas conclusões finais:

Prós:
O livro possui uma leitura bem fluida e fácil de entender. Logo no início trás uma breve introdução sobre os estudos realizados até então sobre os povos e a cultura nórdica. Em seguida, parte para a proposta principal do livro que é tratar os mitos e deuses no norte europeu (como o próprio nome diz). Assim sendo, a autora não se limita em analizar apenas a população dita viking, mas aborda vários outros povos que viveram naquela região - germanos principalmente. Enquanto narra as principais lendas, mitos e características da religião pagã, compara as mesmas com outras, faz comentários a respeito das descobertas arqueológias e histórias sobre o assunto, bem como introduz algumas opiniões pessoais. Como eu falei no início do post, é um clássico.

Contras: É um clássico, fato! Mas foi escrito no começo do século passado, portanto, está um tanto quanto desatualizado. Novas descobertas ficaram fora dessa edição, o que não  descredibiliza o trabalho. Um fator muito importante que senti falta nesse livro foi um mapa. Eu nunca viajei por aquela região, logo, preciso de um mapa para saber de que povo/lugar a pesquisadora está se referindo, principalmente porque ela não aborda apenas os habitantes da Escandinávia. Quando comprei o livro, achei que a proposta do mesmo seria fazer uma análise da religião nórdica e, ao mesmo tempo, falar da sociedade escandinava. Mas na verdade, o trabalho é todo voltado para a questão religiosa, e fala-se pouco da sociedade em si. E, para finalizar, Davidson tem uma mania irritante de comparar os povos nórdicos com romanos e gregos, privilegiando (a meu ver) o segundo e terceiro. Há de se levar em consideração que são sociedades distintas, o que torna a comparação bastante desnecessária.

Bem, é isso aí! Espero muito que minhas considerações finais possam ser úteis. Não deixem de comentar, ok?

Nenhum comentário:

Postar um comentário