quarta-feira, 18 de abril de 2012

Educação ambiental e saúde combinam!





Questões ambientais são extremamente discutidas atualmente e pouco seguidas. Campanhas tem sido pouco efetivas e largamente discutidas ou negligenciadas. Mas nenhuma atitude, ainda que por menor que seja, fica desapercebida, seja na qualidade dos recursos naturais como no próprio orçamento do indivíduo.
Sabe aquela bicicleta que está lá enferrujando por não ser utilizada? Você pode economizar o dinheiro do coletivo, ou do combustível indo à destinos não distantes da sua casa, ou mesmo para exercícios físicos. Temos aí uma opção que o bolso, a saúde e o planeta lucram. Comecei com essa atitude, para ir  à faculdade e sinceramente gostei dela. Passei a ter vergonha do meu sedentarismo, depois que eu e  a Bárbara começamos a andar e eu tinha dificuldade ao andar distâncias maiores que 3km... Comecei a fazer exercício em casa no período letivo, e olhei aquela bike parada e tive a idéia.
Outras opções que ajudam o planeta e o bolso é a diminuição da compra desnecessária de calças jeans, que é o produto que mais produz CO em sua fabricação.
A principal questão para a sustentabilidade é o combate ao consumismo! Comprar o que é necessário, e pouco do supérfluo ajuda em muito na diminuição do consumo em excesso de produtos que ficam parados (como aquele sapato "liiiiiiiiiiiiindo" que só combina com uma roupa que você tem). Comprar sapatos que combinem com mais peças de roupa é uma medida eficaz para o planeta e o bolso.
Reutilizar produtos podem servir para economizar dinheiro e expressar a sua criatividade fazendo artesanatos e  desenvolvendo produtos que ocuparão menos espaços nos aterros.
Abrir as janelas e as cortinas podem diminuir a sua conta de energia elétrica, deixando menos as luzes ligadas, e trocando as luzes dos ambientes por lâmpadas econômicas. Consertar torneiras vazando e vazamentos nos canos diminuir o uso de água que reflete de cara com sua conta.
Não estou fazendo papo de ambientalista radical e nem falando sobre boicotes a essa ou outra marca, mas mostrando que podemos diminuir o consumo de recursos, que refletirá diretamente no bolso!
Outras atitudes como erradicar o consumo de pastas branqueadoras e anilina, ajudam na fixação de nitrogênio na água, reciclar alumínio, usar mais garrafas de vidro para refrigerantes, não fumar, diminuir a auto-medicação (para onde você acha que vai as concentrações superiores a 70% do princípio ativo que o corpo não absorve? Agora pense numa população de 100.000 pessoas que fazem isso, e a diversidade de medicamentos que são excretadas na rede de esgoto)...



Galera, espero que tenham gostado do post...
E economizem recursos  e tenham uma vida melhor!
Abraços, Luiz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário