terça-feira, 18 de setembro de 2012

Referências...como confiar?




Trabalhos e relatórios de faculdade, sempre discorrem bem na hora dos resultados e procedimentos, mas na hora da introdução e de discorrer sobre conceitos... temos alguns problemas né?
Primeiro porque nunca podemos afirmar nada por nós mesmos, daí caímos naquela... como pegar uma referência eficaz???
Professores descrebilizam sites como wikipéida, por qualquer um poder escrever no site, mas pense por um lado... não pode ter sido um cara especializado pra escrever?
Seria só a literatura clássica e específica que domina o conceito, ou algum graduando não poderia saber alguma coisa a mais das demais fontes de conhecimento?
E o que realmente torna o dado confiável se todo conhecimento ciêntífico é passível de discórdia e muitas vezes adotado por mero empirismo, como as experiências de Columb, Celsius e tantos outros mais, logo certas referências empíricas de experimentos próprios não podem ser levados em conta, qual a lógica disso?
Claro que em alguns casos é axiomático, não tem muito o que contestar, certos conhecimentos, são difíceis de serem quebrados, e muitos deles baseados em vidas inteiras de pesquisas.
Já vi em vários casos, gente que como meu irmão, sofreu horrores para achar algumas referências de sua pós graduação, e mesmo com anos de área de telecomunicações, considerações pessoais foram extremamente dispensadas pelos orientadores.
Fora o fato de que alguns casos, o conhecimento nesse sistema educacional ultrapassado é muito aquém, da realidade, como no caso do ensino de história. Como Cristován Colombo descobridor da América, O grito do Ipiranga e tantas outras palhaçadas, que nos obrigam a estudar e acreditar pra passar no vestibular.
A grande questão é, que para o trabalho ser aceito procure referências de artigos ciêntíficos e de autores renomados no assunto, e no caso de necessidade, vai ter que apelar para estudos estrangeiros sempre guardando a referência e inserí-la na bibliografia e/ ou referência bibliográfica.

Galera, espero que tenham gostado do post, e dêem sua opinião.
Um grande abraço, Luiz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário