terça-feira, 5 de junho de 2012

Dica de Filme: 3 Idiotas


Algum tempo atrás tive que assistir ao filme 3 Idiotas para fazer um trabalho para a faculdade. Confesso que quando li o título do mesmo imaginei que se tratasse de um besteirol americano. Felizmente e eu estava completamente enganada. O filme é sensacional!!!  Não é à toa que recebeu tantos prêmios e críticas positivas.
Segue então a resenha que fiz (sim, copiei e colei).

O longa "3 idiotas" começa quando Farhan Qureshi recebe um telefonema dentro de um avião que está prestes a decolar. Ele faz o possível para descer do mesmo e buscar seu amigo Raju Rastogi, que nem se importa em sair sem calças de casa ao descobrir que um velho amigo dos dois pode estar de volta à cidade. Infelizmente, a notícia que o antigo colega de faculdade, jocosamente apelidado de Silencioso, havia dado era falsa: Rancchoddas Shyamaldas Chanchad, ou Rancho, não estava na cidade. Começa aí uma busca pelo paradeiro de Rancho, onde muitas descobertas a respeito de sua verdadeira história de vida vêm à tona. 

               Os três se conhecem em uma das universidades de engenharia mais bem reconhecidas da Índia, mas enquanto Rancho estuda pelo prazer de aprender, Raju e Farhan foram obrigados a cursar engenharia por ser uma área muito bem remunerada no país. Farhan sonhava ser fotógrafo, mas viu seu sonho abortado pela opressão por parte dos pais que faziam questão de lembrá-lo a todo momento de todos os sacrifícios que foram feitos em favor da formação dele. Já Raju por sua vez, embora gostasse do curso, vivia a pressão de ter de se formar para cuidar de sua família que era muito pobre. Esta é a realidade de um grande número de jovens indianos que se veem forçados a cursar uma universidade que nunca sonharam, para satisfazer as necessidades ou os planos de seus pais. É interessante notar a importância do respeito aos mais velhos e da opinião da família na cultura indiana.

               Rancho se torna um personagem cativante porque consegue se solidarizar com a realidade triste de seus amigos e colegas de faculdade. Ele consegue manter seus princípios de humanidade, respeito, amizade e solidariedade ao mesmo tempo que faz duras críticas ao sistema de formação no estilo "formatado", ou seja, um sistema ditado pelo mercado de trabalho, que não abre espaço nem incentiva o desenvolvimento de novos pensamentos nem da auto-realização.
 O tempo todo a corrida pelo primeiro lugar, pela excelência e sucesso são expostas como as principais metas a serem alcançadas pelos estudantes, ao mesmo tempo que os valores humanos e sociais são vistos como fraquezas ou muitas vezes até obstáculos para aqueles que buscam êxito profissional.
               Em meio a músicas, cenas cômicas e dramáticas o filme faz diversas críticas à sociedade indiana que se torna cada dia mais ocidentalizada e desesperadora. A grande denúncia do filme se volta para a deficiência e os prejuízos sociais promovidos pela forma como o ensino superior é oferecido na Índia, entre eles os altos índices de suicídio entre os jovens.

               A análise de questões tão atuais e presentes não só na realidade indiana como também ocidental nos faz refletir o vazio idiotizante e medíocre no qual estamos afundados e afundando a cada dia que não questionamos o sistema que nos foi enfiado goela abaixo. O longa, portanto, se torna atraente e arrebatador pois nos propõem perguntas que normalmente são deixadas de lado ou que passam despercebidas, mas cuja as respostam podem ser as chaves para a liberdade.







Espero que tenham gostado ^^
Tchüss


Nenhum comentário:

Postar um comentário