sexta-feira, 22 de junho de 2012

Taikô - Tambores do Japão

Fonte: Google Imagens


No fm de semana passado (16-17/06) eu e o Luiz fomos na Festa de Imigração Japonesa aqui de Limeira. Para ser sincera eu nem sabia que tinha essa festa aqui na cidade, e fiquei bem surpresa quando vi que já era a 14ª edição o.O
Engraçado que aqui em Limeira tem festa da imigração japonesa, festa da imigração alemã, festa da imigração italiana (festa do Eixo?), mas nada de festa da imigração portuguesa. ¬¬

Mas o post é sobre Taikô!



"O Taikô é um instrumento de percussão, cuja superfície é confeccionada com pele de animal. É tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta, mas sempre exige do músico a habilidade rítmica  e o preparo físico para sustentar batidas homogêneas e obter som satisfatório.

(...) Todos os registros comprovam que o Taikô está presente na história da música japonesa há quase 1500 anos. (...)"

Fonte: Cultura Japonesa -> acesse e leia mais sobre o instrumento ^^

No sábado, dia 16,  teve apresentação Yanagi Taiko de São Carlos, e que apresentação! Juro para vocês que eu simplesmente não consigo descrever como foi emocionante assisti-los, por isso separei alguns vídeos para mostrar a vocês, mas garanto: nada se compara a vê-los ao vivo!

Shikisai
 


Kenka Yatai



Dageki



Ryoka Ryusei



Existem muitos outros grupos de Taikô - ou Taiko, ainda estou em dúvida - mas decidi falar especificamente do Yanagi, pois eu e o Luiz gostamos muito MUITO mesmo da performance os integrantes. Não apenas o som dos tambores é incrível, como também o grupo é muito coeso e sincronizado.
Mas como eu disse, existem muitos outros grupos espalhados pelo Brasil, inclusive no Amazonas o.O veja uma lista aqui.

Bem, por hoje é só! Espero que tenham gostado ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário