quarta-feira, 23 de maio de 2012

Krav Magá




Luta de defesa, surgida em 1940,criada pelo Judeu Imi Lichtenfeld. O nome vem do hebraico - Krav significa combate e Magá toque,próximo.
Criado em Bratslava, para auto-defesa dos judeus na ação anti-semita, usando técnicas de combate sem regras (a tradicional briga de rua), o krav magá se torou uma das artes de defesa mais completas entre civis e militares.
Grupos como FBI, SWAT, Mossad e grupos civis que vivem em áreas de entifada são praticantes dessa arte.
Ao contrário das demais artes marciais, o Krav magá não possui regras, nem limites no combate.Vai de combates desarmados, à combates com faca, rifles e pistolas. Resumindo é a arte da sobrevivência, pontos como olhos, garganta, maxilares, orgãos genitais, articulações como joelhos e cotovelos são alvos prioritários na arte.Deixa-á-lo inutilizado após desarmá-lo e sair com segurança da área de risco.
A dinâmica de combate se faz com os seguintes objetivos : ser rápido,usar o que estiver à sua mão para se defender, atingir pontos críticos do oponente e não ser atingido com isso.
Essa dinâmica de combate criada por Imi Lichtenfeld juntamente com algumas técnicas, mas o krav magá evoluiu e foi integrando golpes de jiu jitsu, muay thay, boxe, ken po, aikidô... resumindo foi aproveitando o que tinha de melhor de cada arte.
A arte chegou aqui na América do Sul nos anos 90.  
As graduações são variadas conforme as federações, mas o que é importante saber que não necessariamente a faixa é o importante, mas o desempenho do praticante se manter seguro.
Altamente recomendado para mulheres e moradores de grandes centros onde há violência urbana, para auto defesa em situações extremas.


Importante frisar que é uma arte para defesa própria ou de pessoas em risco, não sendo uma arte de ataque e agressão gratuita como muitos pensam que é.


Krav magá nas mídias: 

  • personagens como Kitty Pride da série X man é praticante do krav. 
  • No filme Terminator 3, a atriz Kristanna Loken frequentou aulas de krav magá para representar a T-X
  • Em "Law and order" no episódio "Public service homicide" uma vítima de estupro treina krav magá.
  • Na 21ª temporada de "The Simpsons" Bart apanha de Lisa e uma jovem israelense, que usam técnicas do krav magá.


Episódio de Fight Quest legendado em português.

Curtiram?
Procurem academia e pratiquem!
Abração, Luiz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário