segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Tiro esportivo: Balestra


Balestra, Besta ou Corssbow ( Arco em Cruz) : é um semelhante à uma pistola ou espingarda com um arco na extremidade oposta à coronha e que dispara setas semelhante à flechas, porém de dimensão diferente.
Sua origem é desconhecida, mas indícios levam à crer que a  balestra foi criada na China por volta do século III A.C, nas suas diversas variações existia a chamada de besta de repetição que podia disparar até dez projéteis de uma vez. A desvantagem dessa arma é que era pesada e apenas utilizada em grandes exércitos, pois precisava de no mínimo dois homens para carregá-la.
As balestras foram utilizadas em diversas guerras e em muitos lugares do mundo. Na guerra dos Cem Anos, que ocorreu durante o século XIV e o século XV, besteiros genoveses deram apoio à França. A vantagem da besta era na distância de disparo entre 230 e 250 metros, porém pesava de 5 à 7 kilos e tinha um intervalo grande entre um disparo e outro. Os arcos longos dos ingleses tinham o alcance de 190 metros em média.
Hoje as balestras continuam a serem produzidas em larga escala em várias partes do mundo e ainda são utilizadas tanto para caça, como para tiro esportivo e usos militares em algumas forças especiais e em alguns exércitos mercenários.
Como no Brasil a caça é proíbida, só pode ser utilizada para tiro esportivo e pesca. A balestra atual costuma ser bem mais leve que as versões antigas, podendo ser de aço, polímeros (incluindo fibra de carbono) e alumínio e ter cordas de metal, poliamidas e nylon. As balestras podem ser recurvas, ou seja utilizar um arco recurvo em sua extremidade, ou compostas: com duas roldanas em cada extremidade do arco facilitando armar e aumentando a força do tiro.
Para quem quer adquirir uma, gostaria de dar umas opiniões e dicas. Comprei duas balestras nesse site www.arqueria.com.br.
A de 50 lbs nunca funcionou direito, a de 120 lbs funciona perfeitamente e tem um tiro de 61 m/s ou seja 219,6 km/h o que está muito bom dado o preço da balestra, e pode usar lunetas e red dots (miras à laser) pois possui trilho de 11 mm. É a melhor entre custo x benefício.
Uma Barnett Ghost 400 chega a atirar 432 km/h, para ter uma comparação com a kantas 120 lbs citada acima.
Aconselho a comprar uma dessa primeiro, e se você gostar do equipamento subir pra uma Barnett, Escalibur, PSE ou qualquer outro fabricante, mas prepare o bolso aqui no Brasil esses equipamentos são caros.
  • Atire em caixas de papelão forradas de muito jornal ou sacos de areia para não prejudicar as flechas e você ter equipamento por mais tempo. 
  • Coloque seu alvo longe de àreas onde há trânsito de pessoas e ou animais
  • Nunca atire sem flechas afinal o equipamento vai absorver a energia que deveria ser transferida ao projétil. 
  • Use lubrificante para diminuir o atrito entre a corda.
  •  Lembre-se que é uma arma e deve ser utilizada com responsabilidade, é um equipamento legalizado no Brasil conforme o estatuto do desarmamento
  • No caso de transporte, levar além do seu documento de identidade, a nota fiscal do produto para comprovação de legalidade do produto.
  • E o mais importante: NUNCA APONTE EM DIREÇÃO À PESSOAS, ANIMAIS OU PARA CIMA (A FLECHA PODE CAIR E MACHUCAR ALGUÉM), E SEMPRE DESTRAVE A ARMA PRÓXIMO AO DISPARO E PONHA O DEDO NO GATILHO APENAS NA HORA DO DISPARO.
  • No caso de você comprar para se sentir mais seguro, bem... se Deus não guardar amigo, você pode estar com os melhores guardas armados e recheado de armas, não vai te trazer proteção alguma.
Um vídeo conscientização, isso é uma arma e não um brinquedo!



Gostou? Comente!
Abração, Luiz.







6 comentários:

  1. muito bom o post e muito bem colocado a ideia d q eh uma arma e naum um brinquedo!!! to muito afim d pegar uma mas... tah osso preciso me organizar primeiro!! rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. temos de ser conscientes nas coisas... e realmente não é tão barato assim u.u

      Excluir
  2. Hehe bem informativo. Como tu sabe, a tempos quero comprar uma mas esta cada dia mais dificil de sobrar grana! ehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. grana dificilmente sobra, talvez eu faça uma e depois faça um tutorial de como fazer ... n.n

      Excluir
  3. Muito boa sua matéria, recentemente comprei uma de 50 libras, achei satisfatório o rendimento, afinal, não tenho tanto espaço assim para a prática...
    Bem colocado, devemos ter consciência de que isso não é, como muitos dizes, "um briquedinho" isso pode ser letal...

    ResponderExcluir
  4. Elio, é bem bacana , também possuo uma de 50 lbs,atira bem mas eu desanimeia minha veio com defeito no sistema de disparo. De fato, não é um brinquedo a de 120 lbs é bem forte tb. Tudo para suas necessidades, e disposição de espaço, e sim pode ser letal.

    ResponderExcluir