quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

MMA


Para quem como eu que gosta de esportes de contato (por ser ruim pra burro em futebol ou qualquer esporte com bola), tá aí um pouco da história do MMA.

Eu comecei a praticar kickboxing aos 14 anos e fiz muitas artes marciais durante a vida, mas minha preferida foi o MMA, por ser uma arte mais completa e não ser limitada apenas ao solo como o jiu-jitsu e nem limitada a socos e chutes como o muay thay e o boxe. Era o meu "futebol" nas aulas de educação física, onde dispunha de um boxeador o Marcos , um grande amigo, que só me batia ,  que era capoeirista e lutava muay thay ,o Robson rs, e eu que lutava kickboxing. Eu e o Robson tínhamos alguma base em jiu-jitsu. Nessa época aprimoramos muito nossas técnicas em combates em pé e no solo, tanto praticando na academia, como na escola e na casa do Robson. Nessa época eu ainda praticava o Kickboxing na academia com um professor muito habilitado e gente boa chamado Jonas.

Depois tive que sair da academia para estudar, mas mesmo assim continuei praticando com meus amigos, Snow e Motenai onde me machuquei seriamente, quebrei algumas costelas, quase perdi as pernas com inflamações nas canelas por tentar calejar em postes, desloquei o maxilar e tantos outros machucados. Conselho de amigo, faça com um profissional habilitado e SE AME, Deus cuida, mas também se cuide!
Parei de praticar o esporte aos 18/19 anos por causa de estudo e trabalho... a vida não pode ser moleza sempre  rs.
PS: Não culpo o esporte por meus machucados, mas sim por minha determinação em querer vencer sem respeitar os limites do corpo. Afinal quanta gente não se machuca gravemente "na pelada" com os amigos não é?


O início



Os primeiros eventos precursores do MMA datam de 648 a.C. e surgiram na Grécia. Os gregos criaram o Pankration, uma combinação de duas palavras gregas: pan, que significa tudo ou vários, e kratos, que significa força. O esporte, que era uma mistura de boxe e wrestling, logo se tornou o evento mais popular dos jogos olímpicos. Esse é o primeiro registro da existência de algo semelhante ao MMA.

O declínio do Pankration coincidiu com a ascensão do Império Romano. A luta mista deixou de ser tão popular, dando lugar a esportes como o boxe e o wrestling, que eram mais difundidos no Ocidente.
Em 1925 os combates com mistura de diferentes artes marciais voltaram ao cenário mundial graças a uma família de brasileiros. A história do moderno MMA está intimamente ligada à história da família Gracie. Carlos Gracie aprendeu a lutar judô com Mitsuyo Maeda, um japonês que vivia na mesma região. Mais tarde Carlos ensinou o esporte a seus irmãos e aos poucos foi adaptando as regras e golpes do mesmo, criando o jiu-jítsu brasileiro.
O interesse pelos desafios de Carlos Gracie foi tão grande, que começaram a ser feitos em estádios de futebol. O escopo dos desafios é mostrar a força do jiu-jitsu e provar que podia encarar desafiantes não importa a modalidade de luta que fizerem e o peso.A ideia de Gracie foi tão  bem aceita que, foram para os Estados Unidos, criaram uma academia e começaram a ensinar a sua arte.
Como nos EUA outros esportes além do Baseball e FootBall americano, são apoiados e grandes eventos começaram a surgir. E em 1993 o UFC foi criado, na epoca o UFC era um "vale tudo". No UFC, não tinham muitas regras, nem tempo limite e divisão de peso, mas com o passar do tempo e com a profissionalização dos atletas, começaram a ter categorias e aumentar as regras e golpes proíbidos.
Hoje o MMA é um dos esportes que mais cresce no mundo, trazendo ao contrário de outrora, um ideal de lutador como um cara não brigão, mas como um atleta!
O preparo dos atletas do MMA vai além do jiu-jitsu e boxe, mas com karatê, Muay thay e outras artes marciais.
Se você pretende praticar um esporte de contato e ter um condicionamento físico legal, procure uma academia, não vá fazer as coisas relaxadamente . Veja se o professor é um profissional habilitado e se ensina você a ser um atleta e não um "pitboy" desmiolado.
Quem sabe você poderá ser um Minotauro ou Anderson Silva de Amanha não é mesmo?


Gostaram ?
Comentem!
Abração, Luiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário