Arma de cano oco, primordialmente em madeira, que atira através do sopro pequenos dardos ou sementes. As zarabatanas vem do termo "zarabatan" de origem dos idiomas árabes. Nas escolas o uso das zarabatanas com bolinhas de papel era o tormento dos nerds e dos professores rs.
O conceito da arma é bem simples, no cano oco é inserido o dardo e através de sopro o dardo é impulsionado para fora do cano em direção ao alvo. Estima-se que o uso desse simples aparato vem dos primórdios da humanidade, ainda na época da pedra. Povos da América do Sul ( incluindo nossos índios brasileiros) usavam essa arma para caçar pequenos animais, com dardos embebidos em venenos, sejam de origem animal ou vegetal. Muito vista no cinema e games como arma utilizadas por povos da floresta , por ninjas ou invasores que não desejam chamar a atenção.
Aqui no Brasil há competições de zarabatana nos jogos dos povos indígenas. Competições também são existentes nos EUA e Portugal. A arma ganhou algumas evoluções e mudou de material, alumínio com dardos de aço e plastico.
5 vantagens da zarabatana:
1. É uma arma extremamente silenciosa.
2. Usa o fôlego do atirador, fazendo trabalhar melhor a respiração
3. Ajuda na concentração.
4. Muito simples e barata.
5. É legalizada no Brasil e não tem restrições para o uso ou porte por maiores de 18 anos.
Como no Brasil não é permitido caça esportiva não vou entrar em pormenores sobre as toxinas utilizadas na caçada com a zarabatana.
Nunca aponte para animais ou pessoas, pode causar cegueira ou danos irreparáveis.
Recomendo basicamente para diversão, e recreação.
Comprei uma recentemente com cano de alumínio e dardos plásticos e metálicos, porém o cano veio torto, consertei na morsa e tudo deu certo... Me impressionei que os disparos podem cravar em paredes de concreto ou madeira, ainda varar superfícies finas como revistas, jornais e até mesmo couro.
Jogos Pataxós na Bahia
Cold steel (demonstração)
Gostaram? Vejam os vídeos e comentem!
Abraços, Luiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário