Jogo maravilhoso e simples que lembro de jogar boa parte da infância, lembra muito o jogo criquêt, mas sem esse nome chique (rs).
As regras são simples e os materiais também são fáceis de serem obtidos.Madeira pros tacos, uma bolinha (borracha ou aquelas tradicionais de tênnis), quatro jogadores, tijolo giz ou qualquer coisa para marcar as casinhas.
Regras
O jogo de taco é disputado entre duas duplas. Uma dupla que fica em posse dos tacos (que por definição será chamada Ataque) e a outra dupla que fica em posse da bola (que por definição será chamada Defesa).- A quadra:
São riscados no chão 2 círculos com um raio de aproximadamente 20 centímetros. Os círculos devem ficar separados por uma distância que varie entre 25 e 30 metros.
Estes círculos são a base do Ataque. Dentro do círculo é colocada a Casinha (feita com uma lata de refrigerante ou material que ocupe um espaço similar).
- O jogo:
Um integrante da Defesa arremessa a bola em direção a Casinha do lado oposto com o objetivo de derrubá-la. O arremesso deve ser feito atrás da linha imaginária da base.
O objetivo do Ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela Defesa, rebatendo a bola arremessada.
O objetivo do Ataque é impedir que a casinha seja derrubada pela Defesa, rebatendo a bola arremessada.
Situações onde a casinha pode ser derrubada:
- O integrante da Defesa acerta a Casinha ao fazer o seu arremesso.
- A base está "desprotegida", isto é, algum integrante do Ataque não está com o seu taco tocando a área determinada pelo círculo da base.
- O pé ou qualquer outra parte do corpo de algum integrante do Ataque está invadindo a área determinada pelo círculo da base.
- Algum integrante do Ataque derruba a casinha por acidente, com o taco ou alguma parte de seu corpo.
Uma outra situação onde a dupla de Defesa pode passar a posição de Ataque é quando a bola toca alguma parte do corpo de um dos integrantes do Ataque enquanto o seu taco não está posicionado dentro da base (situação denominada Queimada).Neste caso, a dupla de defesa não marca nenhum ponto.
Além disso, a dupla de Ataque perde a sua posição quando acumula 3 rebatidas para trás, cruzando a linha imaginária da base.
Pontuação:
O Ataque pontua quando a bola arremessada pela Defesa é rebatida e os seus integrantes correm na direção da base oposta, invertendo a sua posição. Para marcar 1 ponto, os tacos de cada integrante devem se tocar no momento que eles se cruzarem durante a corrida. Caso os tacos não se toquem, o ponto não é marcado.
A Defesa pontua quando derruba a casinha ou quando uma rebatida do Ataque vai para trás.
O jogo acaba quando uma das duplas totalizar 10 pontos.
Vitória Súbita:
Caso a Defesa consiga pegar uma rebatida do Ataque no ar, sem que a bola tenha tocado o chão, o jogo acaba e a vitória independente de sua pontuação é dada para a dupla da Defesa.
Aproximação:
Caso um jogador da Defesa faça seu lançamento e consiga pegar a rebatida em um ponto mais próximo da base para a qual lançou, o mesmo poderá se dirigir até o centro do campo (em uma linha reta do ponto onde tocou na bola) e efetuar o próximo lançamento deste local.
As regras acabam se variando conforme os lugares, mas dá pra adaptar-se... como toda brincadeira de rua!
Se liga e fique na vontade de jogar com a criançada pirando no taco!
Gostaram? Confesso que estou com vontade de jogar!
Nas férias eu vou jogar!
Abração, Luiz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário